" Você tem que ser magra", " Você tem que ser alta", " você tem que caber numa roupa 36".
Frases neste estilo são muito ouvidas ultimamente. E elas são um saco. A sociedade no geral te julga pela sua aparência muito antes de julgar teu caráter. A mídia tem uma grande mão nisso, ela impõe um modelo que "é o certo ou perfeito" para se ser. E quem está fora deste padrão é "errado, feio, diferente".
O padrão imposto pela mídia, vai desde uma simples propaganda até um programa, vai-se moldando o tipo "certo" de corpo, de cabelo, de roupas, de tudo. Criam um molde, onde você é "obrigado" a caber, e sair igual a todos, nada em você pode se diferenciar do padrão senão você já não é mais perfeita. Isso beira o ridículo, mas grande parte das pessoas aceitam e julgam erradas quem não aceita.

Por exemplo mulher tem que ter corpo violão, cintura menos duas costelas, cabelo ou bem liso ou bem cacheado sem meio termo, homens tem que ter barriga tanquinho, bem definida, rosto sem espinha, cabelo seguindo alguém aí, etc. Desta forma limita-se a vida, porque seu principal objetivo passa ser o seu corpo, é bom estar saudável, mas deixe a vida acontecer, perder coisas, momentos só para ter um corpo que julgasse ser perfeito, não é legal.

Todo mundo em algum momento já o seguiu este padrão, por achar que talvez se não o seguisse seria excluído, não seria legal, nem popular, e isso é uma faca de dois gumes. Porque ou você sai do padrão e aceita-se como é, e tenta não se importar com o que vai ouvir, ou continua e literalmente recebe cortes.
Acho legal a comparação de que o corpo é uma obra de arte e não existe padrão para obra de arte, ela segue o que passa na mente de seu artista, seu corpo é a sua obra, se você acha legal ser mega magra, seja, mas também não julgue quem não é, se você acha legal ser gordo, seja, porém não julgue quem não é...

Enfim, a sociedade impõe um padrão, e cabe a você segui-lo ou não, seja feliz, não deixe de ser você só para ser aceito, vale mais estar bem consigo mesmo do que com os outros. Termino o texto com a frase de Megan Crabbe : "E, sabe?, você pode ser feliz com isso, sua vida não precisa ser uma tortura constante de dietas e exercícios horríveis. Você simplesmente precisa existir: pode se exercitar e comer o que quiser, não precisa se desculpar pelo que você é, só tem que aprender a ser você mesma e a se aceitar"

Deixe um comentário