Um pouco mais de romance na minha estante, ultimamente só li romances. O romance desta vez é Um Ano Inesquecível. São quatro contos, escrito por diferentes autoras, que acontecem em diferentes estações do ano.
O primeiro conto é o da Paula Pimenta, Enquanto a Neve Cair. Se passa no inverno, na Cordilheira dos Andes, uma garota meio revoltada, que percebe que ser chata não vai ajudar em nada e terá de aprender a andar direito pela neve.... Gostei bastante no jeito que ela escreveu, ele é narrado em primeira pessoa e ela não usou travessão, dá a impressão de que você está sentada tendo uma conversa com a Mabel (protagonista). Os personagens são bem cativantes, fazem você se aproximar deles, até torcer por eles. É o meu conto favorito.
Uma citação: " Acredito que, se vivermos bem cada momento, o futuro vai ser bom também."
O segundo é da Babi Dewet, O Som dos Sentimentos. Bem, este aqui acontece no outono, na grande São Paulo, mas especificamente, na Avenida Paulista. Ele é narrado em duas partes, uma que segue a vida da Anna Julia, outra que segue a do João Paulo. Ela é uma nerd, viciada em podcat, ele um musico que está cantando na rua, para arrecadar fundos para ajudar as pessoas. Depois de alguns olhares a história vai seguindo em um rumo mais que fofo. Gostei de a autora ter colocado a vida dos dois, assim você consegue entender o que os dois sofrem e vai se unido a eles.
Uma citação: "Um dos grandes poderes mágicos da música: fazer você pensar que está dentro de uma história diferente, só sua, e ficar feliz com isso."
Duas citações: "Como música ainda é permitida na sociedade? É quase um instrumento de tortura para quem tem sentimentos ou memórias."
O terceiro é da Bruna Vieira, A Matemática das Flores. Uma maravilhosa primavera, uma aluna prestes a ser reprovada, além de estar aprendendo a usar sua liberdade de quase 18 anos. A Jasmine é uma personagem adorável, de vez em quando faz uma loucura, mas não tem como não gostar dela, o David é o professor de matemática que muita gente gostaria de ter, além de fofo, mostra para ela que matemática não é um bicho de vinte cabeças, somada a um x, elevado a potência de w. Também é narrado em primeira pessoa, é como o próprio personagem te contando tudo. Uma das coisas legais do conto são as brigas (não julgue ainda), não por elas em si, mas o efeito que elas causam na história, nos personagens, você fica assustado, surpreso, sem reação, fica se perguntando "WHAT'S HAPPENING", mas o final é....
Uma citação: "Crescer não é só liberdade para escolher ou tomar decisões. É lidar com as consequências dos seus atos também."
O quarto e último é da Thalita Rebouças, Amor de Carnaval. Um verão bem gostoso no Rio de Janeiro. Três amigas, Inha a futura nutricionista, Kaká a futura princesa e Tati a futura celebridade. Digamos que elas são meio diferentes, mas inseparáveis. O carnaval delas ficou cheio de fotos depois de algumas destas irem parar nas manchetes. Este é narrado em terceira pessoa, um narrado onisciente, que se envolve na história, isso deixou a leitura mais leve e interessante, além de poder saber o que os personagens pensavam. As brigas e intrigas daqui, fazem você não saber o próximo passo, ficar oscilando sobre o julgamento dos personagens. E os títulos das manchetes são os melhores.
Uma citação: "O silêncio é legal, não tem problema nenhum ficar calada de vez em quando."
Depois de terminar este livro estava com uma dose extra de romance e fofura no sangue, em resumo livro é muito bom, os personagens são adoráveis, o mais legal é que cada um teve uma forma de narração, digamos assim, isso faz com que o livro não fosse previsível. Da para ler um conto por estação, para se sentir ainda mais dentro da história.
